rapidez

terça-feira, 18 de março de 2014

CRIAÇÃO DE PATINHOS

Manter um bando de patos

Há 2 métodos de se obter e manter um bando de patos com as melhores qualidades possíveis. Ambos os métodos deverão ser aplicados ao mesmo tempo.
1-     Selecionar machos e fêmeas para reprodução
2-     Elimine os amimais com uma saúde precária ou ruim na reprodução
Os amimais que deverão ser retirados do bando primeiramente são aqueles que se encontrão doentes, que não é possível ou rentável curá-los
Também é necessário eliminar as patas velhas que não são mais reprodutivas , dando lugar as patas mais novas. Dependendo de quando nascera novos patinhos.
A seleção seguinte será eliminar as patas que possuem características indesejáveis, que não produzem o suficiente . não faça reprodução de patas que não produzem bem e não engordam bem , elas podem transmitir sua genética a seus descendente
Existem três métodos diferentes com vista de eliminação na seleção de patos
Sistemas de seleção:
   Sistema continuo – nesse sistema se acrescenta continuamente alguns patinhos ao bando. As aves não se encontram separadas segundo o grupo de idades , porque não existe grupo de idades praticamente definido. Para vigiar os animais que ficarem doentes , devera controlar também  os animais mais velhos  , e retirá-los do bando quando se tornarem improdutivos.
   Sistema de eliminação gradual – todo o bando é renovado de tempos em tempos , nesse caso os animais tem a mesmo idade. Com tudo terá que verificar se animais doentes e terá que eliminá-los imediatamente. Nesse caso terá diferentes grupos de idade em diferentes fazes de produção.
   Sistema semi-continuo – esse sistema engloba métodos que não são verdadeiramente contínuos ou de criação segundo lote distinto. Por exemplo pode se controlar os patos que tem que ser eliminados. Nessa altura controla se todos amimais cuidadosamente se estão em boas condições .
O numero de patos a ser eliminados depende muito da criação de patinhos a cada ciclo de postura de ovos. Tem que ser cuidadoso para que o numero do bando não diminua caso queira manter uma produtividade constante


Incubação dos ovos e a criação de patinhos

Antes de ter ovos fecundados é preciso decidir se são as patas que vão chocá-los, ou utilizarão chocadeiras .
Caso seja as patas que chocarão os ovos , os ninhos terão que estar pronto a tempo  para dar a pata a possibilidade de se instalar confortavelmente. Ela tomara conta dos ovos e não terá que se preocupar muito com as circunstância de temperatura e unidade ambiente.
Caso utilize uma chocadeira ela devera estar pronta e limpa para colocar os ovos. É preciso vigiar de perto a temperatura e umidade ambiente. É claro que a umidade e temperatura sejam as mesmas de que um animal e exige a utilização de aparelhos com um nível técnico elevado e tem que ser utilizado com precisão. Ocorrências tais como falta de energia elétrica ou falta de combustível podem levar a situações desastrosas , quais os custos envolvidos ,tempo e quais os benefícios esperados .

Incubação segundo método natural

Esse método se consiste em chocar os ovos por meio de uma pata. A grande vantagem desse método é que não precisa prestar muita atenção aos ovos. O único requisito é que a pata seja boa chocadeira , quer dizer que tenha vontade de se permanecer sobre os ovos não os deixando descoberto por muito tempo , pois se demorar muito porá em perigo o desenvolvimento dos patinhos.
A maior parte das patas chocarão seu próprios ovos , e é possível que algumas choquem ovos que não são seus. Dessa maneira a pata poderá chocar 12 ovos posto ao mesmo tempo. A pata almiscarada possui bons instintos maternais  e por essa razão pode ser posta para chocar os ovos de outras raças. A pata almiscarada também é maior e caberá mais ovos debaixo dela entre 12 a 15 ovos facilmente.
Poderão também usar galinhas para chocarem os ovos , mas como os ovos de patas são maiores poderá somente se colocar entre 8 a 11 ovos cada galinha 

O choco dos ovos em uma chocadeira

A chocadeira devera tomar o lugar da pata e manter uma temperatura e umidade adequada , e é necessário que contenha pequenos furos para a circulação de ar e manter a temperatura constante.
Há diversos tipos e tamanhos de chocadeiras , e é possível voce mesmo fabricar uma pequena chocadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário