rapidez

terça-feira, 18 de março de 2014

DADOS BÁSICOS DA SITUAÇÃO

INTRODUÇÃO

Este book trata –se em como criar patos. Seu objetivo é aconselhar para quem  quer fazer sua criação de patos em pequena escala , para pequenos produtores  familiares. A parte teórica apresentada aos leitores desse book a apresentar as praticas mais adaptáveis a sua situação.

DADOS BASICOS DA SITUAÇÃO
CRIAÇÃO

O numero de patos criado em todo o mundo ronda 700 milhões , dos quais 500 milhões na Ásia. Apesar dessa distribuição desigual no que se concerne a criação de patos  , claro que em outras partes do mundo também é possível  , como na áfrica e América latina.
           A produção de pato destina-se a produção de ovos e carne , tanto para auto-consumo como para venda. A penugem , as penas e a gordura do fígado para fazer patê , são outros produtos no qual existe grande procura. A criação de patos é muito similar as das galinhas mas existem diferenças .
           Os patos e as galinhas não são as únicas aves domestica que se podem criar. Podem se criar perus , avestruzes , etc..., também são ótimos produtores de ovos e carnes.
           As semelhanças residem nos produtos pelos quais se criam essas aves. Os patos como as galinhas são ótimos produtores de ovos e carne. A multiplicação das aves jovens se desenvolve simplesmente da mesma maneira . em determinados aspectos o alojamentos dos patos devem responder as mesma exigências que das galinhas , especialmente se requererem um abrigo noturno. Caso os patos estejam fora durante o dia serão capazes de prover grande parte de sua comida .
No entanto constam diferenças na criação de patos comparando com a criação de galinhas. A criação de patos apresenta certas  vantagens e inconvenientes em relação a criação de galinhas , são essas as vantagens :
Ø     Os patos são mais fortes que as galinhas e requerem menos cuidados.
Ø     Resistem melhor  as doenças do que as galinhas  .
Ø     Os patos tem uma postura melhor que as galinhas , se seu objetivo é a produção de carne fornecera mais para a venda .
Ø     Os seus ovos também são maiores que os da galinhas.
Ø      Os patos comem mais forragem verdes e  insetos do que as galinhas
Ø     Os patos também comem caracóis. Assim eles mesmo encontram seus suplementos nutritivos. É claro que se podem lhes fornecer , mas é menos necessário que no casos das galinhas
Os inconvenientes são:
Ø     Tanto como os ovos e a carne dos patos não tem o mesmo sabor que os das galinhas , não sendo apreciado por muita gente. Se haver muita gente que não goste de seu sabor pode ser difícil a venda .
Ø     Alem do gosto da carne ser diferente , o seu sabor também é , enquanto a carne da galinha é branca a do pato é vermelha e escura e a carne do pato contem mais gordura que da galinha. Isso realmente não é uma desvantagem , em alguns lugares as pessoas admiram um tipo de carne mais gorda .
Ø     Os patos são aves aquáticas , e algumas espécies precisão de água para se reproduzirem e crescerem bem.
Ø      Um tanque ou um charco podem ocupar bastante espaço e é preciso que tenham uma manutenção para que estejam sempre limpos e higiênicos.
Ø     Os patos de Pequim  provem de climas mais  frios e vivem cerca da água , esses patos necessitam de água para manter a temperatura do corpo.

PONTOS A CONSIDERAR

Existem muitas maneiras de criar patos. O método mais simples requer um capital inicial pequeno , sendo os patos criados a solta num sistema de produção integrado. Chamado de sistema de criação livre. No outro sistema é criado em sistema coberto em sistema fechado , existem muitas outras maneiras como o sistema de semi confinamento , que tem um lugar coberto e fechado mas saem durante o dia em lugares aberto.
Para decidir em qual sistema de criar patos é necessário considerar um certo numero de aspecto .
Ø     Os patos são para auto consumo ou também destinados para vendas?
No caso de criar patos destinados a venda é importante saber que existe um mercado destinado a carne e a ovos
Ø     A criação de patos coadunas se com as outras atividades ?
Ø     Tem espaços para os patos?
Ø     Alem de ser preciso espaço para o abrigo e o abastecimento de água , o seu cuidado diário ocupa tempo e pode interferir em outras atividades
Ø     Aonde conseguir os patinhos para erguer seu plantel de patos?
Ø     Procedera sua produção ou comprara seus patinhos quando necessitar?
Ø     Como pretende comprá-los , conseguirá assegurar que obterá um fornecimento regular no futuro .
Ø     Caso o fornecedor ou criador não garanta o fornecimento , devera tomar em consideração a possibilidade de criá-los
Ø     Será que dispõem de tempo e paciência para fazê-lo
Ø     O que Dara aos patos como alimentação e aonde obter
Ø     No seu local de criação dispõem de alimentação  suficiente ou terá que comprar certos tipos de alimentação
Ø     Os patos eles próprios poderão providenciar grande parte de sua alimentação , mas é preciso dar-lhes algo suplementar , caso os patos sejam criados a solta , mas tem a probabilidades de sofrerem carência  de vitaminas e minerais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário